Beraká 2022

 

O Beraká é um evento anual da Igreja Católica Apostólica Romana, organizado e realizado pela Renovação Carismática Católica da Diocese de São José do Rio Preto. A palavra Beraká tem sua origem na referência bíblica de  2Cr. 20,26, e signfica “Vale de bênçãos”.

 O Beraká vem  sendo realizado desde de Julho de 1995,  no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucato,  em São José do Rio Preto. Em sua  21ª edição,  nos dias 09 e 10 de julho de 2016, o evento reuniu  aproximadamente 30 mil pessoas.  Sua transmissão em tempo real pela internet, contou com aproximadamente 100 mil acessos, durante todo o evento.
O Beraká proporciona várias atividades, que  acontecem simultaneamente. Dentre elas ressalta-se o  Berakázinho, que é um  espaço reservado para a evangelização, cuidados e monitoramento das crianças. Também, é uma forma de proporcionar aos pais uma melhor oportunidade de aproveitar  este momento de graça para toda a família.
 Para que este forte momento de evangelização aconteça de forma segura e proporcione bem estar aos participantes,  se faz  necessário montar uma grande estrutura contando com: estacionamento gratuito e monitorado, segurança privada, técnicos especializados em som, montagens estruturais, filmagens, fotografias, comunicação e  imprensa. Além,  de uma unidade de pronto atendimento com paramédicos e ambulâncias.
Sinal claro de que este evento é um momento único e marcante na ação evangelizadora da Igreja é o engajamento de 1000 (mil) voluntários, que de forma alegre e cristã se colocam a serviço da evangelização. 
O Beraká não tem fins lucrativos e sua entrada é franca, pois entendemos que este evento é uma forma de evangelizar.
 Com a graça de Deus, neste ano de 2022, estamos comemorando os  25 anos do Beraká. Por isso,  a Renovação Carismática Católica está trabalhando para celebrar este momento.
Nossa expectativa é de que aproximadamente 30.000 pessoas se dirijam ao vale de bênçãos, e possam experimentar uma vida nova, de paz, segurança e alegria em Deus.



CULTURA

Entrou em vigor em 06 de Agosto de 2007 Lei 9.933, o evento Beraká foi incluído as Festividades no Calendário Oficial de Eventos do Município de São José do Rio Preto.

Entrou em vigor em 30 de Abril de 2015 Lei 11.745, declara Utilidade Pública a Associação Beraká.

QUEM SOMOS


A Renovação Carismática Católica (RCC),  surgiu na Igreja num momento em que se começava a procurar caminhos para se por em prática a renovação eclesial desejada pelo Concílio Vaticano II.
O apelo começa em 9 de maio de 1897, quando o Papa Leão XIII publicou a Encíclica Divinum Illud Munus, sobre o Espírito Santo: “lamentando que o Espírito Santo fosse pouco conhecido e apreciado, concita o povo a uma devoção ao Espírito”.
No Concílio Vaticano (1962- 1965) II o Papa João XXIII reza com a Igreja pedindo um novo Pentecostes.
Neste contexto histórico e religioso, jovens católicos americanos da Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA), acompanhados de padres da Congregação do Espírito Santo, desejosos de experimentarem este novo Pentecostes,  se reúnem num retiro espiritual realizado nos dias 17 a 19 de fevereiro de 1967. Na oportunidade, após estudos teológicos, aspiraram em oração por uma presença mais real do Senhor. Eles viveram uma grande experiência com a pessoa do Espírito Santo, fato que se repetiu em diversos lugares do mundo naquele tempo. Nasci assim a  Renovação Carismática Católica.
O lugar que se repete e queremos continuar repetindo esse novo Pentecostes é a Diocese de São José do Rio Preto, nos seus diversos grupos de oração, presentes  em toda a Diocese.
E todos os anos, os participantes de grupos de oração, bem  como todos aqueles que ouvem o chamado do Senhor, são convidados e reviver este BERAKÁ – VALE DA BENÇÃO.

INFORMAÇÕES:
Estrutura:
Mais de 1.000 voluntários;
Praça de alimentação com cerca de 10 barracas.
 
Data:
Dia 03 de Julho de 2022

 
Local:
Recinto de Exposições de São José do Rio Preto
Rua Daniel Antônio de Freitas, 115 - Distrito Industrial
São José do Rio Preto/SP
 
Entrada:
1 kg de alimento não perecível 
 

 

 


Evangelização

O objetivo principal do Beraká é resgatar o valor e a dignidade da vida humana, levando os participantes a dar um sentido novo em suas vidas, redescobrindo o amor incondicional e pessoal de  Deus. Para que isso aconteça, promovemos a evangelização através de músicas cristãs, pregações e momentos de oração,  alcançando, desta forma, cada coração dos filhos de Deus. 

Além de todas essas atividades que acontecem simultaneamente é importante ressaltar o  Berakázinho, que é um  espaço reservado para a evangelização, cuidados e monitoramento das crianças. Além disso, é uma forma de proporcionar aos pais uma melhor oportunidade de aproveitar  este momento de graça para toda a família.

 


Comprometimento


A resposta de todo o trabalho de evangelização é dada pelo Ministério da Promoção Humana da Renovação Carismática Católica, através da distribuição de alimentos, roupas e calçados  arrecadados durante o evento. Essa assistência é feita  aos  moradores de rua (durante a evangelização pelos missionários da noite) , entidades assistenciais e famílias carentes.



Ações Sociais do Beraká


Arrecadação de 2 toneladas de alimentos 

780 kg de materiais recicláveis destinados à Cooperlagos , Cooperativa de Coleta Seletiva!

Foram cadastrados pelo Hemocentro 52 doadores para medula óssea!

 

Além das Graças Alcançadas!! Veja os TESTEMUNHOS

 

 

Evangelização para as crianças

No Beraká há um espaço para as crianças, o Berakazinho, que é um espaço para a evangelização das crianças, onde elas podem ter um encontro com o Menino Jesus e experimentar o amor do Papai do Céu sob à ação do Espírito Santo.

 


 

  PROGRAMAÇÃO BERAKÁ 2019
  Beraká 2019 - Presenças Confirmadas
  Cadastro de Caravanas

Para informações sobre o cadastro de caravanas, entre em contato:

Telefone:(17) 32357320.

E-mail: escritorio@beraka.org.br